data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
ATUALIZADA: matéria atualizada às 17h17min em 23 de abril de 2020
Mesmo com a retomada gradativa do comércio e outros serviços em Santa Maria, o Cartório Eleitoral ainda não retomou os atendimentos presenciais por conta do coronavírus na cidade. Só que isso tem gerado dúvidas em muitos eleitores, já que o prazo para regularização do título de eleitor não teve alteração: os cidadãos precisam colocar em dia sua situação eleitoral até 6 de maio para podere votar nas eleições municipais deste ano.
Sem atendimento presencial, saiba como utilizar os serviços do Sine
A partir desta semana, entrou em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite que diversos serviços possam ser feitos pela internet. Com isso, os eleitores poderão solicitar a primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de quem não compareceu ao cadastro biométrico obrigatório. Com isso, mesmo quem não realizou a biometria até agora poderá votar normalmente nas eleições, mas deve regularizar a situação assim que o pleito for realizado.
Caso o eleitor tenha algum débito com a Justiça Eleitoral (você pode consultar aqui), é preciso, antes de fazer uma solicitação de alteração, emitir o boleto e efetuar o pagamento através do Banco do Brasil. Por conta da pandemia, o banco disponibilizou a opção para pagamento da GRU Simples (multa emitida) em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil com cartão de débito de outros bancos.
Quem não regularizar o título até a data-limite, além de ficar impedido de votar, também não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
19 ações solidárias para ajudar quem mais precisa durante a pandemia
COMO FAZER
Para solicitar algum dos serviços disponíveis, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e ir até a aba "Atendimento Remoto TRE-RS
". É preciso ter os seguintes documentos digitalizados ou em foto:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso)
- Comprovante de residência
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito)
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos)
- Também é necessário fazer uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.
- O tamanho máximo por arquivo é de 10 MB e precisa estar nos formatos PNG, PDF ou JPG.
Para fazer o requerimento online, basta acessar aqui. Depois, é só aguardar e acompanhar por aqui.
Caso o eleitor não consiga resolver sua situação pela internet, pode entrar em contato pelo telefone 148. Em Santa Maria, existem telefones e e-mails que funcionam no regime de plantão das 12h às 19h de segunda a sexta-feira:
- Zona 41: (55) 99662-6732 e (55) 99683-4248 ou pelo e-mail zon041@tre-rs.jus.br .
- Zona 135: (55) 99662-6430 e (55) 99662-7756 ou pelo e-mail zon135@tre-rs.jus.br.